RSS

Uso Responsável e Ético das Mídias Sociais nas Aulas

07 Ago
Uso Responsável e Ético das Mídias Sociais nas Aulas

Por Denise Rangel

Adolescentes e  crianças ainda bem novinhas, já assumiram, naturalmente, seus papéis comonativos digitais há vários anos.  Através de celulares e outros dispositivos móveis ou não, eles estão conectados. A mídia social é o elemento essencial que dá  fundamento à construção desta identidade, e que tem se tornado um desafio para os educadores. Já está mais do que na hora de os professores utilizarem esta realidade como uma aliada em sua prática pedagógica, e não como uma vilã.

Regras claras

A grande questão é, de que maneira, nós, educadores, podemos utilizar as mídias sociais como ferramenta educacional, de modo a manter nossos alunos seguros e concentrados? A responsabilidade do professor que usa mídias sociais é fundamental. Deixar bem claras as regras de uso das mídias sociais para seus alunos, anotá-las e recordá-as sempre, é muito importante.

Recentemente, iniciamos um projeto no Twitter para interagir com os alunos em nossas aulas . Embora uma das regras adotadas para o projeto fosse manter um perfil apenas, para as atualizações acadêmicas relacionadas às nossas aulas, e,  um outro,  pessoal e particular, se assim o desejassem, observamos que um dos alunos utilizava um único perfil para interagir com as aulas e também para conversar com amigos.

Isto significa que termos “pouco recomendáveis” para um perfil com objetivos educacionais, apareciam, frequentemente, em nossa timeline, já que as conversas com os amigos eram coloquiais e muito “à vontade”  em termos vocabulares.

Multas e compensações

É preciso que “multas” e “compensações” sejam utilizadas para os que quebram as regras e os que se destacam no uso responsável e ético da mídia social, específica para os fins educacionais. Em nosso projeto, por exemplo, mesmo tendo sido recomendado que observasse as regras, houve reincidência, o perfil foi bloqueado e um novo, exclusivo para o projeto, foi criado.

O aluno precisa entender que a mídia social não é apenas para postar fotos,  jogar e conversar com os amigos. Ela também apresenta grandes e inúmeras oportunidades para a aprendizagem.  Não podemos negar aos nossos alunos a chance de aprender com as mídias sociais na sala de aula. Apenas precisamos nos certificar de que  eles possam fazê-lo com responsabilidade e sabedoria.

Para os alunos que se manifestam adequadamente, ainda que de maneira extrovertida, e utilizam o perfil do projeto para interagir sobre as aulas, individualmente ou em equipe, há sempre uma recompensa, em forma de aprovação do professor, na própria mídia, e em compensação nas notas, se isto for combinado antes.

Mídias sociais devem estar na sala de aula?

Compartilhamos nossa experiência, ainda bem recente, com o uso de mídias sociais nas aulas. Nosso objetivo é aprimorar, cada vez mais, esta prática. Para isto, é importante que educadores compartilhem suas empreitadas na inserção de mídias sociais no planejamento de suas aulas.

Anúncios
 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 07/08/2012 em Interessante

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: