RSS

Encontre sua grandeza…

02 Ago

http://eiclik.com.br/encontre-sua-grandeza/

Artigo interessantíssimo postado pelo Prof. Me. Franz Figueroa no eiclick… 

Acompanhando o início das Olimpíadas, a Nike lançou sua campanha: “Encontre sua Grandeza”, onde destaca a vontade dos “atletas” amadores que se encontram em cada esquina. Termina com a mensagem de: “Encontre Sua Grandeza“, incentivando a todos a buscar aquilo que fazem de melhor!!!! Lindo. Confira no final deste post o vídeo.

É impressionante que uma empresa (a Nike) pense mais pedagogicamente que muitos professores. Nosso papel como professores deveria ser ajudar, cooperar e incentivar os alunos a descobrir quais são as áreas onde eles serão os inovadores e que nasceram para serem grandes. Ao contrario disso, todo nosso sistema educacional tem se voltado para:

  1. Melhorar a sociedade dando aos alunos muitas informações a fim de tomarem decisões corretas,
  2.  Memorizar o conhecimento e busca-lo sem entender o porquê, e
  3. Moldar os alunos para serem “operários” produtivos e complacentes com o status-quo

Todas estas  habilidades eram úteis apenas na era industrial e que hoje são irrelevantes.   A primeira é um completo fracasso.. vemos cada vez mais executivos com gradução, MBAs, mestrados, etc… tomando decisões catastróficas numa sociedade em constante mudança. A segunda, superada a anos pelo Google que possui o conhecimento armazenado. E  a última…. que justamente exclui o fator GrandezaInovação e as características individuais de cada aluno. Está na hora de mudar.

Quando fizermos isso, então estaremos cumprindo com nosso papel, aceitando que nosso alunos, independente da idade, foram feitos para a grandeza em alguma área particular; que são diferentes e que devemos valorizar e incentivar estas diferenças; então teremos mais pessoas como Michelangelo, Da Vinci, Martin Luther King Jr e Steve Jobs.

Prova disso são 5 estudantes do segundo grau que no último ano têm feito o que milhões de professores (que “sabiam mais”)  não fizeram… tudo resultado de projetos científicos em escolas/colégios:

  • Jack Andraka, 15 anos, revolucionou o combate ao câncer de pâncreas criando um diagnóstico que é 28 vezes mais barato e 100 vezes mais sensível do que o atual  (saiba mais aqui)
  • Angela Zhang, 17 anos, criou uma nanopartícula que mata o câncer (saiba mais aqui)
  • Sara Naseri, 17 anos, inventou um sistema de encapsulamento de ozônio para ser usado como protetor solar e que está revolucionando a indústria (saiba mais aqui)
  • Marshall Zhang, 16 anos, descobre um tratamento supre promissor no tratamento da Fibrose Cística (saiba mais aqui)
  • Robert Nai, 14 anos, criou o jogo Bubble Ball que se torna super popular e um dos mais vendidos da história dos iPhone (saiba mais aqui)

Para que tudo isto aconteça, nós, professores, temos que encontrar nossa grandeza, pois só assim nossos alunos encontrarão as suas e faremos uma sociedade melhor…. e dormiremos sabendo que nesta curta vida fizemos a diferença.

Até a próxima semana…. e comforme prometido, aqui está o vídeo da campanha.

Franz Figueroa

 

Anúncios
 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 02/08/2012 em Interessante, Vídeos

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: